terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

¿Potosí o Potono?

Após o último jogo do Flamengo na Copa Libertadores contra o Real Potosí da Bolívia, muito se reclamou acerca da altitude e seus malefícios ao corpo dos atletas. A imprensa reclamou do quão desumano era para os atletas jogar tão acima do nível do mar. Todos reclamaram. Exceto pelo prefeito de Potosí, conforme notícia vinculada no site Globoesporte.com. Para o prefeito, René Joaquino, o futebol é um esporte universal, logo não se pode discriminar uma determinada região por ter uma particularidade geográfica.

É claro que sobre essa ótica ele tem razão. Mas será que essa mesma ótica continua sendo válida quando há risco de sáude para os atletas? E a FIFA, quando tomará alguma providência sobre a manutenção da integridade física dos jogadores que precisam atuar nessa regiões?

Mas, para mim, a pergunta que não quer calar é a seguinte: será que o prefeito de Potosí não acharia desumano se seus jogadores fossem jogar contra um time na Antártida? Afinal, segundo ele, não podemos discriminar uma região com suas "especialidades"...

Graças a Deus que Tóquio não fica na Bolívia. E vamos que vamos!

Nenhum comentário: